Dizia Eça de Queirós em pleno séc. XIX e volvidos mais de 120 anos esta frase revela-se com uma enorme actualidade. Não falo apenas do actual executivo Sócrates, falo também, quase sem excepções, de todos os governos que conheci! Neste blog tem-se passado muito tempo a comentar a actividade eleitoral que se avizinha, mas afinal o que irá mudar depois de todos estes actos eleitorais?! Essencialmente NADA! Continuaremos a ser o país mais pobre da Europa, cada vez mais pobre, os jovens vão continuar com dificuldades em arranjar emprego e constituir família, continuar-se-à a tratar a cultura como lixo e a classe política continuará a gerir de forma criminosa o erário público, afinal este é o resumo da História de Portugal Contemporâneo.
No entanto o que mais me chateia não é a inoperância dos políticos mas sim o conformismo das massas....que se limitam a manifestar de forma ordeira quase sempre a convite dos próprios partidos que nos "governam" quando estes se encontram na oposição é claro. Não se vislumbra um pedaço de ousadia, uma pedrada no charco, um pequeno eco de revolta.....assiste-se sim ao fim da História, pois parece que nada mais de extraordinário irá acontecer, simplesmente vamos progressivamente perdendo qualidade de vida sem nada fazer.................porque ainda conseguimos pagar uma casa em 70 anos desde que tenhamos recibos verdes para passar evidentemente!
Thursday, September 24, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Não me revejo neste discurso derrotista. A pergunta que se impõe é: O que é que cada um de nós pode fazer para melhorar o cenário actual.
Se os políticos que temos são fracos então temos de nos envolver na política e fazer elevar o nível. Se não nos conformamos com a passividade das massas, então temos de criar movimentos, desenvolver acções, mexer com as pessoas. Se temos uma “sociedade civil medíocre” - post de 20 de Set. do qual discordo - então temos de conseguir encontrar uma forma de a dinamizar.
E é por isso que lanço um desafio aos autores deste blog: que as críticas que aqui são feitas, seja procedidas de sugestões, propostas ou acções que contribuam para construir algo melhor.
Desculpem lá a sinceridade mas é que posts como este, em que não se vê a luz ao fundo do túnel, dão-me vontade de cortar os pulsos!
Cris, temos que distinguir duas coisas, apesar de post's de teor semelhante, aqueles que aparecerem com a etiqueta C.F. sou eu e os outros são do Miguel, portanto existem logicamente algumas diferenças. Quanto ao resto, da minha opinião pessoal, o sistema está de forma viciado a perpetuar os mesmos de sempre (comecando logo pela comunicação social) que a única forma que vejo as coisas mudarem é com mudança de regime, isto é, sistema político, talvez mais presidencialista ao estilo francês/norte-americano..mas isso já só lá vai "à lei da bala"...e não ha ninguem para "premir o gatilho"...mas em breve explicarei melhor as minhas razões. Já agora obrigado por nos seguires, apreciamos imenso.
Post a Comment