Monday, October 19, 2009

A idade da indiferença


Qual é a idade ideal?

Na infância queremos ser adolescentes, na adolescência queremos ser jovens adultos, na jovem idade adulta queremos ser adultos e realizar os nossos objectivos, em adultos vêm as crises dos 30's e dos 40's. Depois construímos alguma coisa (em teoria), e queremos voltar aos 20's. A terceira idade então não se fala. Acumulámos o conhecimento de uma vida. Com azar contamos os trocos para os medicamentos do colesterol e os dias para chegar o Natal (quando chega).

Porque é que fomos desenhados com esta percepção das idades? Apenas em pequenos intervalos nos sentimos bem com a idade que temos. E quando nos sentimos bem, há sempre um qualquer mentecapto a dizer que somos novos ou que somos velhos. E o que se perde neste processo? Acredito que em cada idade temos uma forma específica de estar e de pensar. Tendencialmente, ouve-se com mais atenção as pessoas com mais idade, do que as que têm menos. Associamos idade a experiência acumulada e desvalorizamos o que pensam os mais novos. Desperdiçam-se assim gerações de pensamento e ideias. E quanto é que custa uma ideia? Menos do que uma que não foi aproveitada.

O estado, do alto do seu poleiro, podia - e devia - legislar no sentido de oferecer uma aplicabilidade orientada para os resultados, envolvendo directamente os jovens nas decisões do país. Dar poder de decisão aos mais novos? Sim. Tal e qual. Não poder absoluto, mas equilibrar a balança nesse sentido. Sabendo que os aparelhos partidários detêm a exclusividade de quem deve ou não deve participar na vida política (e 80% ou mais das vezes enaltecem os traficantes de influência em vez daqueles que têm de facto valor), a dita legislação iria no sentido de impor uma quota mínima de jovens com assento parlamentar (tal como foi feito com as quotas mínimas para o sexo feminino). Desta forma, garantíamos a voz de uma faixa etária importantíssima na construção do País. Um pequeno exemplo, e curiosamente com 40 anos, a ida do homem à Lua. A média de idades dos engenheiros da NASA envolvidos no projecto era de 26 anos.
Argumentem o que quiserem.

2 comments:

C.Valladares said...

"...A média de idades dos engenheiros da NASA envolvidos no projecto era de 26 anos." Não sabia destes dados, sensacional!

Unknown said...

Mais uma vez a levantar questoes, às quais a maioria das pessoas não liga. O pormenor da média de idades dos engenheiros da NASA...foi.....soberbo! Não sabia...e gostei de saber!
Impressionas-me a cada paragrafo rapaz! muito bem :)