Tuesday, October 6, 2009

Barulho


Sem estudos ou teses que comprovem esta teoria, arrisco-me a proferir a seguinte declaração: o volume da voz de um consumidor é maior quanto menor for o valor do preço pago por um determinado serviço. Esta teoria é frequentemente verificada em comboios e descobri-a por acaso.
Desloco-me a Aveiro com alguma frequência. Numa sexta-feira caótica, os últimos bilhetes disponíveis para um Alfa Pendular (AP) eram os da classe conforto, 35 euros só ida. Sem outra hipótese, teve que ser. O silêncio na carruagem era magistral. Ideal para fazer uma viagem calma, ler um pouco e descansar. Descansar! Numa viagem de comboio! Pensei que fosse impossível. Mas é, a 35 euros de distância.

No regresso vim em classe turística. Dicotomia. Crianças a passar constantemente para cima e para baixo, a senhora ao meu lado absolutamente enfastiada da viagem nem conseguia dormir, nem conseguia ficar quieta. Duas universitárias ao meu lado descreviam com fervor semanas de álcool e rapazes giros que lhes piscavam o olho à quinta-feira. Um constante ruído de fundo gravitava à volta da carruagem.

Noutro episódio, também por escassez de bilhetes (desta vez total), viajei num Intercidades (mais barato que o Alfa Pendular). O Intercidades é tudo o que eu escrevi no último parágrafo a multiplicar por 6. Por azar, nesse dia, bandos de universitários habitavam a carruagem onde eu seguia que para além do infernal ruído debitado, desrespeitavam por completo os lugares marcados, e sempre que alguém entrava na carruagem tinha que pedir encarecidamente a um dos jovens para desocupar o seu lugar. Junte-se ainda a este caldo, pais e mães a gritar com os seus filhos e o facto de em Coimbra, julgo eu, uma senhora ter entrado com duas galinhas. A semelhança entre este comboio e aqueles que vejo em filmes indianos é imensa.

O último episódio que registei recentemente foi num autocarro (ainda mais barato que o Intercidades, claro). Desconhecia eu, que quando um utente da Carris não tem bilhete válido, o mesmo utente será acompanhado até à esquadra mais próxima para identificação e suponho eu, pagamento da multa. Para o efeito, e até se chegar à esquadra, a porta traseira do autocarro utilizada para saída dos passageiros fica fechada, utilizando-se a porta de entrada para o efeito. Dois fiscais bloqueiam a saída do infractor e como deve calcular querido leitor, a salganhada que se gera entre o momento em que se regista a infracção e a chegada à esquadra é de doidos.

O preço de um serviço mais elevado disciplina as pessoas? (Repare-se como a mesma ideia é facilmente aplicável à restauração) As pessoas com mais dinheiro têm melhor acesso a um determinado tipo de educação é sabido, mas quando alguém de uma classe mais baixa usufrui de um serviço mais requintado, tem uma atitude mais comedida. O homem de facto, é ele e as suas circunstâncias (Ortega y Gasset).

No comments: