Sunday, November 1, 2009

Visível ou invisível?


O trabalho das pessoas ligadas ao marketing e à publicidade, é entre várias coisas, dar vida às marcas. As marcas funcionam como uma referência para os consumidores. Sabemos que um determinado nome ou símbolo representa qualidade, transmite-nos confiança e sabemos que podemos efectuar uma determinada compra com a certeza que a experiência será satisfatória (a definição é mais abrangente pode ser consultada aqui, por exemplo).

Agora experimentem dizer a um publicitário que uma marca é intangível, ou seja, e em termos brutos, algo em que não se pode tocar. Bom, mas é possível tocar num iogurte Danone, numas calças Diesel ou num automóvel BMW. Mas, estes produtos em que estamos a tocar ou até a consumir, são marcas, ou são produtos? Um carro é um carro. Ou é um BMW?

O meu argumento, é que as marcas servem exactamente como elemento referenciador e diferenciador, mas têm uma natureza não física. Têm sim, uma exteriorização física, ilustrada pelos produtos ou serviços associados a essa marca. Se arrancarmos os símbolos incrustados num BMW o carro continua a andar. O mesmo para umas calças de ganga ou um iogurte (vestidas e comido respectivamente, neste caso). Aquilo que existe, é uma atribuição de um significado a uma marca, que nos move depois, a comprar umas coisas. O que uma marca é na verdade, é um significado na nossa cabeça, a que depois - e num plano distinto - se associam produtos ou serviços.

A marca é intangível. Existe, mas nunca no sentido físico-literal do termo.

1 comment:

C.Valladares said...

A MARCA nada mais é do que um conjunto de percepções na mente do consumidor! =)