E uma campanha para o Polo Play & Go.
O anúncio impresso tem uma rapariga aparentemente aos gritos(?) com uma frase de cada lado "Por um lado: Playstation Portable com GPS" "Por outro: 5 anos de garantia e seguro incluído"
O target serão young adults, sem filhotes, alguns ainda na universidade, utilizadores portanto de Playstation Portable, que até lhes dá jeito os 5 anos de garantia e o seguro, e mais: até dá para pagar a coisa a 75 euros mês. E ainda dão 3000€ pelo automóvel actual com uns asteriscos pelo meio, mas deixemos isso para outras núpcias. Até parece um bom negócio. E era, no tempo em que este target ia aos stands para ser convencido por um vendedor. Ao oferecer uma Playstation, um seguro e uma prestação à medida da carteira do target, pensaram os marketers da Volkswagen que esta sim, era uma oferta irresistível. Existe um problema, chamado internet. As pessoas já não vão ao stand. Pelo menos esta malta. Quem quer comprar um carro, vai ao google, abre uma janela para a Volkwagen, outra para a Renault e outra para a Opel. E a guerra começa aqui, nestas três janelinhas.
Não é pelo preço. O novo Polo está disponível a partir de 14.200€, o novo Clio a partir de 13.950€ e o novo Corsa a partir de 14.010€. Não é portanto, pelo preço que se chega lá.
O novo Opel Corsa teve uma campanha, na minha singela opinião, meio parva. Uns fantoches(será que era isso?) a andarem de Corsa na cidade e a fazer umas trapalhadas. No site, mantêm os ditos fantoches. Julgo que não tenham captado bem a essência do público a quem o carro vai ser vendido, quem é que se vai lembrar de peluches na hora de comprar um carro? De qualquer forma a Opel ficou em segundo lugar neste segmento com 8340 carros vendidos em 2008.
A Renault, diga-se em abono da verdade, é provavelmente a que tem o site mais fraquinho - será que os fabricantes ainda não perceberam a importância da internet enquanto espaço de decisão? Continuam a gastar milhões nos meios tradicionais e a deixar a internet para o lado. Tem havido uma forte evolução, mas pelo que vejo, ainda há muito que andar. De qualquer forma, é de realçar, que foi na minha opinião, nesta batalha quem mais se destacou em termos de conceito com o Clio by Rip Curl. Mesmo que não o comprem, permite às novas gerações que compram um Renault (seja ele que modelo for) não ficar com a sensação que estão a comprar um carro igual ao dos pais. E nem de propósito, a Renault é a líder em Portugal em números de carros vendidos (32970 unidades), e também líder neste segmento que analiso, com 9888 unidades vendidas.
A Volkswagen. O site é dos três, o mais interessante. A sério. A todos os níveis. É portanto, com estranheza que não entendo porque carga de água se vai colocar uma mulher aos gritos num anúncio. Se eu tenho 20 anos, eu quero é 4 miúdas dentro do carro, não quero uma a gritar porque estou a jogar Playstation Portable. No site, interessante volto a repetir, até dá para brincar com o tal conceito do anúncio, "por um lado" e "por outro". Conseguimos vislumbrar a tal menina aos gritos do lado da playstation e a mesma numa pose calma e semi-sedutora do lado da garantia e seguro incluído. Porque não, manter a sensualidade - sim, quem tem carro nestas idade, safa-se melhor do que quem não tem carro - oferecer à mesma a bendita Playstation (que não chega a custar 200 euros by the way), mas colocar o conceito à volta do facto de que quem tem um carro nesta faixa etária, tem uma vantagem em relação à restante ralé. Isto para quem tem vinte e poucos anos conta, e muito. Uma Playstation, 5 anos de garantia e seguro incluído.. Humm.. acho que vou comprar um Clio Rip Curl, jogar menos Playstation, trocar de namorada 5 vezes ao ano e o seguro é o meu pai que o paga portanto.. É mais ou menos isto. Façam os estudos que quiserem, a verdade é que neste segmento a Volkswagen vende 4554 unidades, praticamente metade do que vende a Opel e a Renault. Como vêm não é pelo preço, pelo design também não (pelo menos em termos consideráveis) e muito menos pela marca. É tão fixe, ter um Opel, um Volkswagen ou um Renault (fixe hoje em dia é ter um Smart, mas isso é outra guerra).
Sugestão do blog para a Volkswagen: esqueçam essas teorias de um lado e de outro, porque assim acabam por não ir a lado nenhum. O lado da sensualidade chegava bem. Fazia mais sentido colocar um rapaz a jogar Playstation e a menina a ter toda a paciência do mundo para os seus vícios electrónicos, só porque ele tinha um Polo. "Dão-me o jogo e ela não me chateia? Isto é que é assunto!" É como se estivessem a oferecer um presente envenenado ao potencial cliente. Promessa: oferecemos uma Playstation Portable para a tua namorada ficar histérica. É óbvio que não era isto que tinham em mente. Mas não vejo ninguém a interessar-se por mulheres aos gritos.
Friday, February 27, 2009
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