Wednesday, February 25, 2009

Campanha Crédito Agrícola Parte II

Nos meus ocupados e apertados dias nunca consigo escrever tudo o que quero, vou-me lembrando aos poucos das coisas. Sim, devia consultar um médico, mas acho que gosto mesmo deste estilo de vida. Adiante.

Imediatamente no dia seguinte ouvi na rádio uma campanha do BES para um produto de poupança; dou os meus parabéns a quem pensou no spot. Trata-se de uma mulher a queixar-se que não tem dinheiro, outra (supostamente um familiar) a dizer que lhe depositou religiosamente 25€ todos os meses na conta, a primeira a ficar contente, e a segunda a dizer que não passa de uma brincadeira. A voz off termina com o habitual o BES é que sabe e tal. É de facto algo inteligente de se fazer, já que numa época de tamanha incerteza que se vive, a única coisa que faz sentido é mesmo poupar. Há que apanhar a onda. Simples.

Ficou por dizer no último post que a publicidade para ser minimamente credível, tem que se apoiar em ideias sólidas. Nenhuma pessoa que tenha visto o anúncio, vai pedir um crédito à habitação ao CA só porque a Silvia Alberto lá "vai"; o motivo é simples: toda a gente tem a percepção (mesmo que assim não seja, o que conta é a percepção e não a realidade) que a Sílvia Alberto não precisa de ir ao Crédito Agrícola para comprar o que quer que seja (casas incluídas). Ou até pode ir, mas não está sentadinha numa mesa com um gestor de conta como no anúncio, e o que conta.. é a percepção. Consumidor 1 Publicidade 0

Por último, fica o conselho de um marinheiro.. Crédito Agrícola. Foram bons os anos que este nome durou, mas está definitivamente na altura de o mudar para outra coisa. Como é que se cativam as novas gerações (no final da campanha vão perceber que pôr miúdos a jogar PSX no anúncio não funciona para o efeito) com o nome Agrícola? Sem desprimor para qualquer agricultor. O nome dessa geração da PSX é também chamada de geração Net. NET! Computadores, I-Pods, I-Phones, sexo virtual, electrónica, plasmas, pens de 2cm com 1GB de música e por aí fora. Its the name, stupid!

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