Sunday, December 7, 2008

Congresso PCP

Existe um alarido, ou melhor, semi-alarido, sobre o congresso do PCP. A felicidade dos militantes, a rapidez com que arrumaram as cadeirinhas todas no fim do congresso e a alegada subida de popularidade do PCP nesta altura.

Ora bem. Só para relembrar que é este mesmo PCP que apoia a ditadura de Cuba, da Coreia do Norte, que convidou as FARC para o Avante e que continua a apoiar a parvoíce serôdia que é o marxismo-leninismo. Não compreendo como é que tanto tempo depois ainda se discute se a coisa pode ou não resultar. Quantos mortos precisamos mais? E para aqueles que dizem que o comunismo é perfeito só que não funciona em humanos, expliquem-me porque carga de água se havia de aplicar medidas como as que Marx aconselha a tomar no seu Manifesto do Partido Comunista:

- expropriação da propriedade agrária e utilização das rendas agrárias para despesas do estado
- imposto pesado e agressivo
- abolição do direito de herança
- expropriação da propriedade de todos os emigrantes e rebeldes
- centralização do crédito nas mãos do estado, por meio de um banco nacional com capital de estado e monopólio exclusivo
- centralização dos meios de transporte nas mãos do estado

Há mais, duas aproveitam-se nomeadamente o seu conselho sobre o fim do trabalho infantil e a obrigatoriedade do trabalho para todos. Nos itens acima citados, porque raio havíamos de querer uma esquizofrenia de tal ordem?

No comments: