Tuesday, December 16, 2008
A Alegre Esquerda
Muito se tem falado, a par da crise, da colagem de Manuel Alegre a figuras da esquerda e extrema-esquerda, leia-se, marxistas, trotskistas e outros artistas, dignos de tal título.
Saliva a extrema-esquerda com a crise do capitalismo. O Marx é que tinha razão, este modelo não funciona, o Benfica vai ser campeão, e outras barbaridades.
Analisando: este modelo efectivamente não funciona. Mas, e receio ter más notícias para a esquerdite, o modelo marxista, comunista, trotskista ou whatever ista NÃO funciona. É verdade que o capitalismo entregue a si próprio conduz ao colapso, mas mesmo assim tem uma primordial diferença em relação ao comunismo, seja ele de que espécie for: o comunismo entregue a si próprio, ou entregue a alguém, nunca funciona. É o sistema que independentemente das mãos em que for exercido ou da parte do globo em que for aplicado, pura e simplesmente, NÃO funciona.
Alegre, numa altura de aperto, cola-se à esquerda, porque é absolutamente contra as políticas de direita de Sócrates. Voltamos à velha pergunta de 1 milhão de euros: como? Alegre diz que é perfeitamente possível governar o país com políticas exclusivas de esquerda. Aguardamos pacientemente e suspeito que para sempre da sua fórmula mágica.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment