Thursday, April 29, 2010

Facilidade


Sobre a última crise financeira e da qual se ouvem ainda alguns ecos mundo fora (Portugal incluído e que está agora sob a mira dos mercados): um dos motivos que se mencionam para a sua ocorrência é a facilidade que existiu durante alguns anos, no sentido de obter crédito barato junto dos bancos. A culpa é da facilidade. Mentira.

A culpa é de quem não conseguiu formar cidadãos, com consciência e responsabilidade suficientes, para entender que se ganham mil euros por mês, não podem ter despesas de mil e duzentos. Ou para entender que não podem ter oito créditos. E por aí fora. Apesar de reconhecer que o apelo ao consumo é fortíssimo e que na hora de assinar papéis, as instituições de crédito não abrem o jogo todo, se os cidadãos estiverem suficientemente informados, conseguem compreender o que devem ou não fazer em matéria financeira.

Comprar droga (qualquer uma) é relativamente fácil. Mesmo quem não faça parte do meio, entre portas e travessas consegue arranjar o que precisa. O mesmo para cigarros. Ou álcool. Apesar de todo o mundo desenvolvido ter problemas com a toxicodependência, sabe-se que a maioria da população não faz parte desse problema. Por ser fácil? Não. Porque conhecem as consequências desse acto e optam por não o fazer apesar dos apelos que vão surgindo.

A desresponsabilização do cidadão anónimo é mais um passo para outra crise qualquer.

No comments: