Monday, April 19, 2010
50 Anos
A História, para além de nos entreter e fascinar, garante-nos outra faculdade: olhar para trás com serenidade e compreender o que é que fizemos bem e mal. Enquanto sociedade e enquanto indivíduos. Há inúmeros exemplos, entre comportamentos, leis, costumes e manias que vistas a partir do dia de hoje, são motivo de perplexidade e espanto e questionamos inclusive, o raciocínio que levou a sociedade a materializar algumas ideias.
Não é preciso ir muito atrás no tempo para encontrar exemplos; o século XX foi fértil neste tipo de ideias: fascismo, nazismo, ditaduras, duas guerras mundiais, a grande depressão, a guerra fria, entre outras efemérides que se podiam invocar.
Aprendemos alguma coisa com tudo isto? Penso que sim. As guerras de hoje não alcançam a magnitude de um conflito mundial, o mundo desenvolvido compreende os perigos da concentração excessiva de poder e até as crises financeiras, ultimamente tão badaladas, apesar de continuarem a ter um efeito erosivo em grandes franjas da população, não têm o impacto de outros tempos.
Contudo e sendo humanos, continuamos a errar, é intrínseco à nossa natureza. Deixo a sugestão, a todos os que leram o texto, e em especial aos nossos decisores (duvido que leiam o blog, mas fica à mesma a sugestão): sempre que tomarem uma decisão relevante, tentem imaginar como é que será vista daqui a 50 anos. Dá algum trabalho, mas evita muitas patetices.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment