Tuesday, April 20, 2010

Envie um email

Por várias ocasiões tive oportunidade de criticar a inércia dos cidadãos relativamente ao poder político e/ou às situações que lhes causam perplexidade, mas que merecem da sua parte pouca atenção ou nenhum tipo concreto de medida.

Se há crime que me deixa perturbado é o da pedofilia. Não há nada mais vil e asqueroso do que abusar sexualmente de uma criança, que por natureza não se consegue defender e não tem como fugir da situação. É um dos grandes flagelos do nosso tempo enquanto sociedade.

Hoje leio uma notícia no DN, sobre um homem que foi libertado - com pena suspensa - depois de ter sido provado (através de declarações de testemunhas e relatório médico) que violou uma menina de 8 anos. Não vou escalpelizar a notícia, ela própria fala por si. Link aqui.

Enviei um email a vários responsáveis políticos solicitando que se debrucem sobre o problema. Bem sei que provavelmente não adianta muito, mas se ninguém reclamar nos sítios certos, se ninguém fizer ouvir a sua opinião para lá das mesas de cafés, para lá das conversas de cigarros nos intervalos do escritório ou nas caixinhas de comentários das redes sociais, não há nada que mude, é a realidade, perdoem-me a tónica algo sindicalista.

Se quiserem aproveitar o texto que enviei, façam-no, é só fazer copy/paste e enviar a quem de direito. Em baixo, o texto e os links directos para enviarem as vossas mensagens.

Ministério da Justiça
Primeiro-Ministro
Presidente da República(belem@presidencia.pt)
PS
PSD
CDS (cds-pp@cds.pt)
Bloco de Esquerda (bloco.esquerda@bloco.org)
PCP (pcp@pcp.pt)

E o texto propriamente dito.

Bom dia,

A confirmar-se a veracidade desta notícia, devo dizer que é absolutamente lamentável o ponto degradante ao qual o nível das decisões em termos judiciais chegaram. Não sei se serão erros de avaliação dos juízes ou se serão as leis que não lhes permitem tomar as decisões adequadas, contudo, e provado um crime de violação sobre uma criança, é impensável que se liberte uma pessoa destas com o argumento que não tem antecedentes. As crianças devem ser protegidas acima de tudo, na medida em que não têm como se defender de gente desta estirpe e representam o nosso futuro enquanto povo.

Bem sei que vivemos na base da separação de poderes, mas peço-lhe genuinamente, que dentro da sua esfera de influência e poder, que pressione quem de direito, por forma a alterar o estado actual da Justiça e das decisões que dela decorrem.

Deixo-lhe um link com a notícia: http://www.publico.pt/Sociedade/violador-de-crianca-com-pena-suspensa-por-nao-ter-cadastro_1432955

Melhores cumprimentos

E pronto, em cinco minutos, os vossos decisores têm vários emails na respectiva caixa de correio. Transforme as suas queixas em algo palpável.

No comments: