Tuesday, May 18, 2010
Em terras de sua Majestade
Pelos comentários que ouço e leio, muitos portugueses ficaram contentes com o facto do ex-secretário de estado britânico ter deixado uma nota ao seu sucessor dizendo que "não há dinheiro" (notícia aqui).
É uma reacção natural na medida em que foi um economista inglês que inventou o termo depreciativo PIGS (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha). O Reino Unido sempre teve uma política relativamente egoísta em todas as frentes, a económica não é excepção. Os nossos gritos de glória contudo, não conseguem ir muito longe. A diferença em termos económicos está no crescimento, ou seja, a correcção do défice é feita através de crescimento sustentado e também do lado da despesa. Em Portugal como temos um crescimento que não chega aos 2% desde 2001, teremos sempre um problema de finanças públicas para resolver enquanto não houver crescimento. Para ajudar à festa, recorre-se invariavelmente ao aumento de impostos (receita) para corrigir o défice, manietando cada vez mais a classe média, curiosamente considerada, o motor das sociedades.
Podemos rir o que quisermos da desgraça temporária do próximo e revoltar-nos contra um inimigo que não existe, o nosso problema permanecerá presente. Não conseguimos sair da navegação à vista.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment