No Expresso desta semana na secção "E Ainda" temos uma notícia em que o conceito de distância carece de discussão. O título da notícia é "Asteróide rasou a Terra" No corpo da notícia lemos "Um asteróide de 30 metros de comprimento passou na terça-feira a apenas 72 mil quilómetros da Terra, uma distância cinco vezes mais pequena do que aquela que nos separa da Lua[...]"
Segundo cientistas nunca um objecto desta natureza tinha passado tão perto da Terra, pelo que na minha opinião a notícia, naturalmente se justifica. Daí a ser uma "rasante" a distância é grande! Para terem uma ideia do tamanho da rasante é o equivalente a ir e voltar de Lisboa a Moscovo dezasseis vezes.
As notícias sobre rasantes remetem, regra geral, para jogos de futebol com bolas a rasar os postes ou a barra e ainda para aviões a rasarem torres de controle. Distâncias no primeiro caso de centímetros e no segundo de alguns metros. Será que conforme vamos subindo em altitude podemos aumentar em distância o conceito de rasante? É que 72000km de rasante.. é muita fruta.
Sunday, March 8, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment