Wednesday, July 30, 2008
Filosofia de ponta
No último Expresso e para o caso, no caderno Economia, na habitual crónica de 5 linhas da 1ª página gentilmente cedidas à senhora da foto, deparo-me com um texto que começa a parecer-me crónico e vai de resto de encontro com a teoria dos partidos/ideologias falhados/as. O comunismo, essa utópica teoria em que alguém com duas garrafas de whisky decidiu formular, e que ainda hoje (também com whisky) alguns decidem seguir, repete a mesma mensagem ano após ano. Podemos até chamar-lhe a teoria da K7, desde que seja devidamente aprovada pela entidade reguladora para o caso - com toda a certeza existirá uma.
Eu ia começar por escrever "a direita", mas para já, vou limitar-me ao PSD. Perora a senhora sobre a eterna questão do paternalismo estatal. Estes senhores ao longo dos anos repetem a mesma ladainha: o peso do Estado sobre os indivíduos e empresas. Peço desculpa, e citando a senhora da foto, as "piquenas" e médias empresas. Falam sempre do mesmo: acabar com as golden-shares, fazer parcerias público-privadas na saúde e na educação e por aí abaixo. Entregar de forma gradual o poderio económico aos privados e numa legislatura estava tudo resolvido. Não fugindo muito à situação é engraçado como toda esta aparente liberdade individual e empresarial se esgota quando estes indivíduos e quiça empresários são homossexuais e deixam portanto de ter direito a constituir família. Adiante.
Que eu me lembre dos anos 80 à presente data os senhores de laranja estiveram 13 anos no poder. Argumentarão suas excelências que nem sempre com maioria absoluta e como tal sujeitos aos devaneios da restante patusqueira partidária. De qualquer maneira, 13 anos é mais que tempo para reformar o que há para reformar sejam quais forem as vossas superiores e indigitáveis teorias políticas que nos vão salvar da perdição.
No meio de tanto barulho e com uma coluna de 1ª página à disposição a única coisa com que nos brindam é o lado B do paternalismo estatal? Parafraseando os senhores da sueca lá do bairro "Quem vem atrás é sempre pior."
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment