Saturday, June 14, 2008

A luzinha da TV

Ora bem. Há cerca de duas semanas fui confrontado, ou melhor, avisado, por um simpático familiar que se desligar a TV apenas no comando, consequentemente a luz piloto fica ligada e na verdade o dito aparelho continua a consumir electricidade.

É um facto comum, todos sabemos disso, eu deixei o senhor em questão brilhar com tão importante informação, e limitei-me a acenar com a cabeça em jeito de aparente ignorância perante uma matéria tão complexa.

Não me faz confusão que as pessoas não tenham bem noção das consequências do degelo nos pólos, de que uma condução agressiva aumente emissões de tudo e mais alguma coisa ou que fazer escalas em 3 aeroportos diferentes em vez de um também seja prejudicial para o ambiente. Agora, foram precisos 15 anos, 4 El ninos, 2 graus de aumento de temperatura, secas e inundações para termos esta assombrosa realização que a luzinha ligada com a TV "desligada" continua a gastar electricidade. Mais, a realização foi de tal forma fascinante que fazemos questão de a transmitir a todos e mais alguns e sensibilizar tudo o que mexe.

Ainda no tema do ambiente: noto uma natural paranóia com o ambiente nos últimos tempos. As alterações climáticas estão aí e por enquanto só temos este planeta para habitar, portanto, há que cuidar dele. Como em todos os outros temas que visam uma preocupação, a hipocrisia e as duas medidas reinam à farta. Dizem-me escandalizados alguns, que não compreendem como é que nos dias de hoje ainda existem pessoas que não separam o lixo. Estes são os que deixam a luz do corredor acesa, aceleram que nem perdidos nas nossas belas auto-estradas ou que para se deslocarem 100 metros utilizam os famigerados veículos.

Para pregar, para além de pregos, é preciso saber pregá-los.

No comments: