Thursday, October 29, 2009

Jogo de Cintura


Sou da opinião que os comportamentos desviantes aumentam na proporção da permissividade das leis vigentes. Um cidadão, comete os actos que lhe são permitidos. Mais, comete mais facilmente actos em que à partida sabe, que as consequências negativas do mesmo, poderão ser torneadas.

A corrupção em Portugal goza de um estatuto especial; engavetar um maduro por corrupção é obra. Mesmo quando as provas assim o indicam. A defesa de Isaltino Morais solicitou o parecer de dois penalistas (professores catedráticos por sinal) que tentam agora destruir o caso na secretaria. Fala-se em prescrição de crime (uma figura jurídica ridícula, um crime de corrupção é um crime de corrupção, hoje ou daqui a 50 anos) e na forma alegadamente ilegal de obtenção de provas na Suiça.

Mesmo que se consigam provar estas duas situações, eticamente, um comportamento criminoso, vai para lá das barreiras jurídicas. Falei aqui, antes das eleições autárquicas, que nós temos o poder de fazer alguma coisa. Falhando amanhã a Justiça e permanecendo Isaltino livre de fazer o que entender, nós já falhámos enquanto cidadãos quando elegemos este senhor.

Neste caso, e se Isaltino for ilibado, não foi só a Justiça que falhou.

No comments: