Saturday, February 13, 2010
Invenções
Entre as diversas razões que se podem destacar para realçar o porquê da maior parte das invenções terem origem nas principais potências económicas, é possível destacar - para além da óbvia, leia-se, capacidade de investimento - a questão da mentalidade cultural. A revolução industrial por exemplo, aconteceu primeiro em alguns países, não por obra do acaso, mas por ali se reunirem as condições necessárias para tal.
No nosso país, fizemos uma revolução política, ficou por fazer a cultural. O mérito, um factor abominado nestas terras, que é por sinal, uma das chaves para o desenvolvimento sustentado, nunca foi palco de discussão ou de iniciativas políticas que justificassem a sua grandeza. O mérito de alguém no nosso rectângulo é inveja. Haverá trinta mil motivos para alguém ter sucesso, reconhecermos que foi por mérito, isso sim, é uma escalada à montanha mais próxima.
A revolução de que falo, é simples em teoria, mas que levará umas quantas gerações a ultrapassar, o status quo no que à concepção do mérito diz respeito, faz parte do nosso sistema de valores, está enraizado em nós. Precisamos apenas de entender, que a boa sorte dos outros não limita a nossa. Um país, por pequeno que seja, tem oportunidades, e não será o que os outros alcançam que nos impedem, com o nosso mérito, de chegar onde queremos.
O individualismo, não é o quadro negro que nos venderam.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment